3 podcasts para aprender e pensar sobre Medicina de Emergência

Foi-se o tempo em que as pessoas sintonizavam as estações de rádio tentando desesperadamente encontrar algo interessante para ouvir. Agora, qualquer assunto que lhe interesse – de física quântica a meditação guiada a histórias de amor e perda – está ao alcance de um único toque dos seus dedos.

Esse substituto mágico para as estações de rádio é o podcast, um termo com o qual a maioria das pessoas está familiarizada atualmente. Um podcast é, por definição, uma série de episódios em arquivos de áudio digital disponíveis via Internet. Os ouvintes podem se inscrever nos seus podcasts favoritos e escutar on-line ou fazer download para ouvir offline. E o melhor de tudo: é grátis!

Estamos em 2020 e, com base nas estatísticas do consumo de mídias digitais, provavelmente você já escuta podcasts todo dia ou alguma vez na semana. Eles fazem o trânsito cotidiano para o trabalho ficar mais interessante, podem estimular sua mente enquanto você cozinha e limpa a casa, o mantém motivado durante o exercício físico na academia.

Mas por que podcasts são tão populares? O que faz as pessoas preferirem escutar um podcast em vez da música favorita do momento ou de um programa tradicional de rádio? Os motivos são vários, mas podemos destacar alguns:

⦁ Aproveitar o tempo não produtivo de maneira mais eficiente, seja no trânsito, na academia, na sala de espera do dentista ou nos trabalhos domésticos;
⦁ Para se educar, já que está mais fácil do que nunca expandir o conhecimento em qualquer assunto imaginável com a gama de podcasts disponíveis;
⦁ Manter-se atualizado nos seus assuntos de interesse, trocando o noticiário tradicional (que aborda assuntos gerais) por fontes de notícia segmentada;
⦁ Para avançar na carreira, absorvendo dicas de relacionamento e networking, ouvindo histórias e cases de sucesso e superação de pessoas da sua área;
⦁ Encontrar motivação para atingir seus objetivos, seja ouvindo ideias inspiradoras ou descobrindo métodos de planejamento pessoal e dicas de organização, disponíveis e direcionadas para diferentes públicos de acordo com cada necessidade.

Se a sua área de interesse é a Medicina de Emergência, existem podcasts que podem te ajudar a satisfazer todas as motivações da lista acima. Neste texto, vamos recomendar três deles: um sobre as experiências relacionadas ao primeiro plantão do médico, outro sobre os momentos críticos do atendimento de emergência e o terceiro sobre cuidados paliativos para o paciente com prognóstico desfavorável. Confira.

15 Minutos em Emergência

Produzido pela Faculdade de Medicina da USP, esse podcast reúne médicos especializados no atendimento de emergências para falar de maneira educativa, e com dados atualizados, sobre os desafios do dia a dia no trabalho nesta área médica. Os episódios têm entre 15 e 20 minutos de duração, podendo variar um pouquinho para mais ou para menos, abordando temas diversos, como procedimentos técnicos e habilidades emocionais que permeiam o cotidiano do médico emergencista.

Tem episódios sobre via aérea crítica, adrenalina na parada cardiorespiratória, como lidar com o paciente violento, processos médico-legais no pronto socorro, sequência rápida de intubação, acidente ofídico e por aí vai.

O podcast é conduzido pelo Dr. Julio Marchini, professor da USP e supervisor da Residência de Medicina de Emergência, que geralmente leva outros médicos para a conversa. Toda semana entra episódio novo, disponível nas principais plataformas, inclusive no Spotify.

PPCast

O podcast PPCast surge como um desdobramento do projeto Primeiro Plantão, idealizado e desenvolvido sob a liderança do Dr. Gustavo Deboni. O objetivo é contribuir com o preparo de jovens e futuros médicos que lidam com os desafios de seus primeiros plantões, compartilhando conhecimento valioso de quem tem anos de experiência na Sala de Emergência.

Quem apresenta é o próprio Dr. Deboni, que é especialista em Medicina de Emergência, médico há 20 anos, cirurgião-geral e titulado pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). Há 10 anos, Dr. Deboni atende em plantões semanais na sala de emergência do segundo maior hospital de Santa Catarina, onde opera os casos mais complexos. Também coordena e leciona na pós-graduação em medicina de emergência e agrega ao currículo uma longa experiência como médico do SAMU.

Os episódios têm duração variada, então você pode escolher qual deseja ouvir de acordo com o tempo que tem disponível: tem episódio de 5min, com dicas mais simples e rápidas de assimilar, e programas mais longos, como um de 46min em que o apresentador conduz um bate papo sobre carreira para médicos.

O podcast é novo, foi lançado em dezembro do ano passado, mas já são mais de 12 episódios disponíveis, com atualização toda semana e disponibilidade nas principais plataformas, inclusive Spotify.

PalliCast

Habilidades sobre Cuidado Paliativo são consideradas essenciais para a formação do emergencista. Com esse podcast você acessa conhecimentos valiosos sobre o tema. É o primeiro podcast em português exclusivamente dedicado a produzir conteúdo sobre Cuidado Paliativo. Quem idealizou foram as Dras. Sabrina Ribeiro e Cláudia Inhara, com apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

O episódio #09 tem 23 minutos dedicados aos cuidados paliativos na Medicina de Emergência. As discussões trazem instrumentos, técnicas e ferramentas para os médicos, mas também abordam questões emocionais e psicológicas, que influenciam no cotidiano dos profissionais que atuam nessa área – principalmente em momentos críticos, quando o paciente de cuidados paliativos chega ao médico via Sala de Emergência.

Escute para aprender e refletir sobre as abordagens médicas no Cuidado Paliativo, bem como a relação do médico com o paciente e sua família durante esse momento sensível. O PalliCast pode ser ouvido nas principais plataformas: Spotify, Deezer e ITunes.

[Bônus] Do you speak english?

Se você entende bem inglês, ou quer aperfeiçoar seu inglês técnico na área de Medicina de Emergência, temos mais uma recomendação de podcast para você: o Emergency Medicine Cases, conduzido pelo Dr. Anton Helman, médico emergencista no hospital North York General, em Toronto (CA).

O objetivo é fornecer educação de Medicina de Emergência para médicos, residentes, estudantes de enfermagem e paramédicos. É o podcast de medicina de emergência mais ouvido no Canadá, com milhares de assinantes, acumulando mais de 7,5 milhões de downloads desde 2010, quando foi lançado.

Em cada episódio, dois ou mais especialistas em um tópico específico de medicina de emergência juntam-se ao Dr. Helman em uma mesa redonda, discutindo casos e boas práticas. Os episódios geralmente são longos, com uma média de 1h de duração – apesar de ter alguns de 5min disponíveis também. Boa dica para quem passa muito tempo no trânsito no caminho de ida e volta do trabalho.

O interessante, para os médicos brasileiros, é também acompanhar as inovações e debates difundidos no exterior, o que pode ajudá-los a se antecipar a temas que podem demorar para chegar ao nosso país. Dá para ouvir no Spotify ou direto no site https://emergencymedicinecases.com/.

O que você anda escutando?

Você escuta outros podcasts interessantes, que podem contribuir com a formação contínua dos médicos, são motivacionais ou inspiradores para a nossa profissão? Envie sua sugestão para o e-mail relacionamento1@emedoctors.com.br. Assim, poderemos compartilhar com a comunidade EME Doctors e ajudar a difundir conhecimento que agrega valor à medicina como um todo e, por consequência, ajuda a qualificar nossa profissão e os cuidados de nossos pacientes. Colabore!