Santa Catarina recebe treinamentos especializados em suporte básico e avançado de vida

Treinamentos capacitam profissionais das áreas de saúde e educação para primeiros socorros.

Uma lei federal sancionada no ano passado determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros-socorros. Trata-se da Lei 13.722/2018, também conhecida como Lei Lucas. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada. Com o objetivo de fornecer esse conhecimento aos profissionais de educação e também aos demais interessados, Santa Catarina passa a contar a partir deste mês de junho com o curso de Suporte Básico de Vida (BLS), oferecido pela EME Doctors, sediada em Itajaí, na Uniavan.

A primeira edição do curso ocorreu entre os dias 14 e 16 de junho, mas novas turmas estão programadas ainda para este ano. Um dos diferenciais dos treinamentos oferecidos pela EME Doctors é a certificação oficial da American Heart Association (AHA), sendo a única instituição em Santa Catarina que obteve esta certificação.

Com carga horária de 4 horas, o objetivo é preparar profissionais de educação, saúde ou a população em geral para reconhecerem várias situações de emergência potencialmente fatais, além de realizarem reanimação cardiopulmonar, manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz e, utilizarem um desfibrilador externo automático.

Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
Outro curso oferecido pela EME Doctors para profissionais da área da saúde é o Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC). Ambos são ministrados pelo coordenador dos cursos da American Heart Association, professor doutor Hélio Penna Guimarães, e pela pedagoga e instrutora facultada da American Heart Association, Fernanda Ariane Mendes Costa.

De acordo com o sócio-proprietário da EME Doctors, Gustavo Deboni da Silva, o curso SAVC foi estruturado para profissionais de saúde que coordenam ou participam da ressuscitação de um paciente, tanto fora quanto dentro do hospital. “Este curso aperfeiçoa suas habilidades no tratamento de pacientes com parada cardiorrespiratória e outros ritmos que a antecedem, através da participação ativa em uma série de casos simulados”, explica.

A EME Doctors é a primeira empresa de Santa Catarina que disponibiliza cursos e formações em um Centro de Simulações própria e autorizado pela American Heart Association – AHA.

American Heart Association (AHA)
A American Heart Association é a Associação Americana do Coração, foi fundada em 1924 com o intuito de combater doenças cardíacas e derrames. A AHA é a maior e mais antiga organização voluntária do país dedicada a combater doenças cardíacas e derrames. Com foco compartilhado na saúde cardiovascular une mais de 33 milhões de voluntários e apoiadores, bem como, mais de 3.400 funcionários. 

EME Doctors
Sediada em Itajaí (SC), a Exponential Medical Education (EME) é uma empresa de cursos e formações na área médica de forma exponencial. Ela surgiu da inquietação diante do mercado e dos avanços científico-tecnológicos a serviço da medicina. A EME busca promover formações com o intuito de alavancar o conhecimento do profissional, alinhando as ferramentas tecnológicas com o atendimento humanizado. Através de treinamentos em cadáveres, a EME permite ao profissional vivenciar técnicas muito próximas as experiências com pacientes, tanto na questão anatômica quanto ao manuseio dos materiais utilizados no dia a dia.