Como anda a saúde mental pós-pandemia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Sequelas na saúde mental pós-pandemia

A pandemia de Covid-19 contribuiu para intensificar problemas emocionais e psíquicos e emocionais de grande parte da população brasileira. 

Nunca se falou tanto em saúde mental quanto nesse período turbulento e cheio de incertezas. 

Muitos voltaram suas atenções para os impactos na economia, enquanto outros se ocuparam de saber sobre como isso impactaria na saúde mental da população. 

Isolamento social, quarentena, lockdown…todo mundo de repente se viu preso, trancado em casa. Como se não bastasse, ainda havia (a há) a preocupação com o emprego, o sustento da família, os protocolos e até mesmo a própria sobrevivência. 

Do outro lado estão os profissionais da saúde que se desdobraram para socorrer quem chegava doente — por Covid e de outras doenças, mas arriscando ser contaminado (pacientes e médicos).

Como fator potencializador — e devemos falar disso — estão as perdas de pessoas queridas. Amigos, familiares, pessoas conhecidas…como manter a mente saudável em um contexto desses?

A preocupação era com o durante, mas também com o pós-pandemia. Quais sequelas ficam? Listamos algumas. Continue a leitura!

Sequelas na saúde mental após pandemia

Já temos vacina, a população está sendo imunizada, podemos dizer que estamos em uma pós-pandemia. Pelo menos na pós-fase mais grave. 

E em relação à saúde psíquica e emocional das pessoas, especialistas da área de Psicologia e Psiquiatria apontam que sequelas da pandemia na saúde mental podem ser notadas principalmente em três grupos:

1. Profissionais da área da saúde

Esses profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, passaram por momentos angustiantes e de muito desgaste físico e emocional. 

Por isso, podem desenvolver problemas como transtornos de ansiedade, síndrome de Burnout e outros. 

2. Pessoas em isolamento

Há quem tenha um perfil mais caseiro e que não sofra tanto com o isolamento. No entanto, há outras pessoas que são muito impactadas por imposições como a de não poder sair de casa, por atitudes impostas e obrigatórias e não voluntárias. 

O isolamento já causou aumento em casos de síndrome de ansiedade, fobia social, depressão e pânico.

3. Pacientes curados do Covid

Um terceiro grupo é formado por quem foi contaminado e se curou. estimativas apontam que parte desses pacientes podem apresentar quadros de estresse pós-traumático ou depressão. 

O que esperar do futuro

Apesar de a situação estar um pouco menos grave e de, aos poucos, dar sinal de estar voltando à normalidade, o quadro de incertezas ainda persiste e pode continuar mexendo bastante com o psíquico e emocional das pessoas.

Isso porque os reflexos da pandemia preocupam muito e não se sabe quanto tempo levará para melhorar a situação econômica e de emprego e renda. 

Um alerta diz respeito a quem, mesmo não realizado profissionalmente, ocultava suas frustrações em sua ocupação. Também àqueles que estão psicologicamente fragilizados e que precisarão voltar à sua rotina — e não falamos apenas de adultos, podemos incluir também crianças e jovens. 

Pense que uma pessoa pode ter sido levada ao seu limite e que precisa de ajuda para retomar sua vida, rotina, atividades etc. 

Para finalizar, se você quer ser parte transformadora desse cenário e ser uma mão ajudando a salvar pessoas e melhorar sua saúde mental, é hora de se especializar!

Conheça nosso curso de pós-graduação em Psiquiatria, adicione essa especialidade ao seu e faça a diferença nesse cenário pós-pandemia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Eme Doctors a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.